Wanderley José de Souza

Curso : TEOLOGIA

Persistência e superação

Nasci em Duque de Caxias, RJ. Meu pai é analfabeto e minha mãe, semianalfabeta. Apesar disso, aprendi a ler e a escrever as primeiras palavras com minha mãe. Esperei com ansiedade os sete anos de idade para dar entrada à escola. Quando já estava no fim da terceira série do fundamental, meus pais se mudaram para Minas Gerais. Fiquei o restante daquele ano sem estudar e minhas irmãs também. Uma irmã estaria concluindo a quarta série e a outra, a quinta série. Por algum motivo, meus pais não realizaram as transferências e, como não tinham condições de buscar, fomos matriculados no ano seguinte na primeira série novamente. No início foi difícil. Éramos sete irmãos, morando com muita dificuldades em um pequeno barraco, onde só haviam paredes e uma cobertura. Meu pai, homem simples e trabalhador, lutava para sustentar a família. Nos primeiros anos de estudo, eu sonhava em fazer Medicina, mas as circunstâncias nunca me apontavam uma possibilidade. Logo fui para a roça, onde trabalhei por um longo período ajudando a família. No ensino médio, tive de conciliar estudo e trabalho, nada fácil. Deixei o serviço de roça e comecei a trabalhar na obra civil. Nesta época, trabalhei durante um ano sem receber sequer uma ajuda de custo para aprender a profissão de pedreiro. Já havia trabalhado de graça como auxiliar de dentista, também por um ano. Na obra civil, depois de um ano, comecei a trabalhar com carteira assinada, mas sempre almejando os estudos. Por duas vezes, tive que abandonar os estudos por causa do trabalho e só conclui o ensino médio já casado, perto dos quarenta anos. Com a graça e o chamado de Deus, pude fazer Teologia, mas antes fiz inúmeros cursos por correspondência. Fui para um seminário, onde recebi uma formação melhor e reacendeu em mim os desejos pelo estudo. Desde então, tenho estudado e, embora não tenha conseguido a Medicina, me sinto realizado trabalhando com pessoas e sonho em fazer Psicologia. A Unicesumar agora faz parte da minha história, pois é através desta instituição que faço o primeiro curso reconhecido pelo MEC. Superei a fome e a escassez, Deus sempre me honrou com belas experiências e oportunidades. Nasci para servir e tenho aprendido a cada dia a ser grato a Ele e também à minha família.

+11

• • Conte sua história • •

Preencha os campos abaixo para contar ao mundo como sua vida foi transformada pela educação. As histórias contadas serão divulgadas neste site e poderão ser compartilhadas nas redes sociais e no jornal do aluno da educação a distância da Unicesumar.

Envie sua foto (300x300)

• • O mundo do meu jeito • •

Já parou pra pensar que, no mundo inteiro, não existe ninguém igual a você? Tem pessoas que se parecem, que compartilham os mesmos gostos, mas cada ser humano é único. Cada um tem sua história, seus sonhos, sua trajetória... Sim, somos únicos, mas não queremos estar sozinhos, porque é nos conectando que fazemos do nosso universo um lugar muito mais rico, é conhecendo o jeito do outro que a gente entende mais o nosso próprio jeito. Por isso, convidamos você a compartilhar um pouco da sua experiência, nos contando como a educação transformou o seu mundo.

113.769

Alunos formados

Mude sua história aqui!