Maria Fernandes do Carmo

Curso : GESTÃO PÚBLICA

Sou uma mulher vencedora!

Sou de família bastante humilde e digo isso com muito orgulho. Fiquei órfã de pai aos quatro anos, fui criada somente pela minha mãe. Iniciei meus estudos com oito anos de idade, pois morávamos longe do colégio e não tínhamos acesso a ônibus, até que minha mãe decidiu se mudar para perto da escola, assim, eu, minha irmã e meu irmão fomos matriculados, todos no mesmo ano. Sempre tive bastante apoio de minha mãe para ir estudar, apesar de ser analfabeta, ela sempre valorizou a escola. Chegávamos do colégio e íamos para a lavoura logo após o almoço, foi uma infância bem triste e sofrida, mas nada foi perdido. Digo com orgulho que hoje sei fazer de tudo. Aos 16 anos, aconteceu uma das piores coisas da minha vida: fugi de casa com um namorado que conheci na oitava série e fui morar com ele, para decepção da minha mãe. Tive meus filhos com 18 ,19 e 22 anos. Aos 23 anos voltei a estudar. Foi uma maratona de sofrência, havia dias que não tinha com quem deixar as crianças. Levei a pequena junto comigo para a sala de aula e minha sorte foi que sempre encontrei pessoas compreensivas em minha vida, professores em forma de anjos. Enfim, fiz ensino médio pelo EJA, onde conheci muitos amigos. Nessa época, consegui passar em um processo seletivo para agente comunitário de saúde. depois de três anos de trabalho, decidi me formar como técnico em enfermagem, minha maior paixão. Depois de formada, passei nem um concurso público na cidade de Rebouças/PR, onde atuei por um ano e seis meses. Não gostava muito porque trabalhava somente com puericultura e setor de bolsa família. Então resolvi prestar novo concurso para cidade de União da Vitória/PR, fui classificada e convocada para trabalhar em um pronto-socorro e estou amando. Este ano optei por fazer Gestão Pública, mas estava trancando o curso devido à falta de condições financeiras. No entanto, tive muito apoio, pois as professoras do polo onde eu moro me ajudaram e me inscreveram no Prouni. Confesso que não acreditei quando a tutora me deu a notícia de que eu havia conseguido bolsa de 100%. Agradeço a Deus e às tutoras do polo de minha cidade. Essa é minha história! Persistência e humildade é o meu lema, que levarei para vida toda.

+8

• • Conte sua história • •

Preencha os campos abaixo para contar ao mundo como sua vida foi transformada pela educação. As histórias contadas serão divulgadas neste site e poderão ser compartilhadas nas redes sociais e no jornal do aluno da educação a distância da Unicesumar.

Envie sua foto (300x300)

• • O mundo do meu jeito • •

Já parou pra pensar que, no mundo inteiro, não existe ninguém igual a você? Tem pessoas que se parecem, que compartilham os mesmos gostos, mas cada ser humano é único. Cada um tem sua história, seus sonhos, sua trajetória... Sim, somos únicos, mas não queremos estar sozinhos, porque é nos conectando que fazemos do nosso universo um lugar muito mais rico, é conhecendo o jeito do outro que a gente entende mais o nosso próprio jeito. Por isso, convidamos você a compartilhar um pouco da sua experiência, nos contando como a educação transformou o seu mundo.

113.769

Alunos formados

Mude sua história aqui!